sábado, 23 de março de 2013

Quiche de alho francês com bacon do Gordon Ramsay


Eu já vos disse na minha página do face book que comprei o livro de receitas do chef Gordon Ramsay. E que estou muito satisfeita pela aquisição. Não me tenho cansado de folhear o livro e de experimentar receitas. O pior mesmo é escolher, porque são todas divinais. É um livro muito bom. É muito bem explicado e tem receitas para todos os gostos. Estou muito contente :D
Desta vez trago uma quiche, que por acaso no livro não tem imagem, mas quando li logo imaginei o resultado... e o resultado foi este!


Fiz algumas adaptações entre as quais do ingredientes principal, substitui o toucinho por bacon porque prefiro bacon ao toucinho. Se calhar dá no mesmo!


Espero que gostem!


Ingredientes:

1 embalagem de tiras de bacon aos cubos
2 alhos franceses grandes - parte branca cortada em rodelas
4 ovos
1 frascos de natas de soja
100 gr de queijo flamengo ralado
2 c. de sopa de salsa picada
Sal marinho e pimenta preta de moinho

Ingredientes para a massa quebrada amanteigada:

180 g de de farinha sem fermento
Pitada de sal
100 g de manteiga à temperatura ambiente - usei vegetal

Fiz assim:

Na bimby (ou noutro robot de cozinha) deitei a farinha com o sal e a manteiga e misturei até ficar granulado. Depois juntei um pouco de água até formar uma bola (umas duas colheres de sopa) retirei amassei com as mãos até formar uma bola e envolvi numa película aderente. Levei ao frigorífico por meia hora.
Numa superfície enfarinhada estendi a massa até ficar com 3mm de espessura  Forrei uma tarteira com papel vegetal e deitei a massa ajustando bem. Aparei as beiras para ficarem direitas e deitei uns feijões por cima. Levei ao forno pré aquecido e 200º durante 10 -15 min. Removi os feijões e reservei.

Entretanto, numa frigideira anti aderente quente deitei o bacon para fritar. Na receita original diz que se frita em azeite, mas como o bacon tem muita gordura não acho que seja preciso. Retirei o bacon depois de frito e reservei. A seguir salteei o alho francês na gordura que o bacon deixou até amolecer e ficar cozinhado. Juntei o bacon e envolvi bem. Escorri a gordura excedente e reservei.
Numa tigela bati os ovos com as natas e temperei de sal e pimenta. Adicionei o queijo ralado e a salsa e envolvi tudo.
Deitei o preparado na tarteira e levei ao forno por mais uns 15-20 min. até dourar.

Fonte: pág. 269 do livro Gordon Ramsay Cozinha sem limites

Beijinhos e bom fim de semana.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Choquinhos guisados um prato já a saber praia


No passado fim de semana enquanto andava a dar uma espreitadela pelos blogues, a primeira receita de vi foram estes choquinhos guisados no blogue da Elvira. Na altura fiquei com imensa vontade de fazer. Sabia que tinha  umas embalagens no congelador e logo decidi que teríamos chocos guisados para o almoço.
Com apenas uma pequenas alterações à receita original apresentei um delicioso prato à família que foi muito apreciado.



Ingredientes para 4 pessoas

1 kg de choquinhos, limpos e arranjados 
2 cebolas, picadas finamente 
2 dentes de alho, picados finamente 
3 tomates pelados picados 
50 ml de polpa de tomate 
40 ml de azeite 
200 ml de vinho branco seco 
1 folha de louro 
sumo de 1 limão 
1 c. de sopa de massa de malagueta
1 ramo de salsa fresca picada
Sal aromatizado com limão 

Preparação

Colocar os choquinhos numa tigela funda. Temperar com o vinho branco, o sumo de limão, a folha de louro. Deixar marinar durante 1 hora.

Colocar o azeite, as cebolas picadas e o alho num tacho. Refogar em lume médio durante 5-6 minutos, mexendo com frequência para não deixar queimar.

Juntar os tomates picados, assim como a polpa de tomate. Envolver e refogar durante mais 5-6 minutos, mexendo com frequência. 

Adicionar os choquinhos, juntamente com a marinada destes. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa.

Cozinhar em lume brando durante 45-50 minutos, ou até os choquinhos se apresentarem bem tenros, mexendo de vez em quando.

Por último temperar com sal e massa de malagueta. Deixar ferver mais uns 2 minutos.

Polvilhar com a salsa e servir com arroz branco e uma saladinha verde.

Obrigada Elvira pela receita e um grande beijo :)

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

sexta-feira, 15 de março de 2013

Chutney de beterraba com maçã depois do temporal


Os Açores teem sido fustigados com grandes chuvadas há alguns dias. Ontem foi dia de encerrar as escolas e ficar em casa em segurança, porque havia a possibilidade de derrocadas de terras e árvores. Aqui na zona  onde moro até nem houve grandes prejuízos, a não ser para as hortinhas que ficaram alagadas. Mas para o outro lado da ilha a devastação foi grande. Ribeiras sobrecarregadas que galgaram os caminhos destruindo tudo o quanto apareciam à frente, casas inundadas e famílias desalojadas. Mas o pior mesmo foi na Ilha de São Miguel que houve 3 mortes aluimento de terras que soterraram casas. As imagens que tem passados nos meios de comunicação são impressionantes  Arrepiam. Situações que não podemos evitar. A natureza é que manda.
Hoje no caminho para a escola tive que mudar de trajeto, a rua por onde costumo passar estava bloqueada por uma grande árvore impedindo a circulação de veículos e pessoas. A minha sorte é saio de casa sempre cedo, senão chegaria atrasada ao trabalho. Imprevistos que temos que contar em dias de temporal. Hoje o tempo está a ficar melhor (apesar de estarmos, ainda, em alerta vermelho) a chuva teima em não ir embora, mas espero que essa situação venha a melhorar durante o dia.

E o que fazer quando estamos em casa com muito tempo?! A minha sugestão é para que façam doces, bolos, compotas e chutneys!



Quantidade: cerca de 2 kg

Ingredientes:

1,5 kg de beterraba, descascar, cortar aos pedacinhos
3 cebolas, picadas
3 maçãs, descascadas e raladas
raspa e sumo de 3 laranjas
2 c. de sopa de sementes de mostarda branca, amarela ou pretas
3 bagas de cardamomo
1 c. de sopa de cravo-da-índia, moído
1 estrela de anis
1 pau de canela
1 c. de sopa de mistura de especiarias 
700 ml de vinagre de vinho 
700 g de açúcar amarelo

Faz-se assim:

Numa panela, deitei a beterraba e cobri com água. Deixei cozer em lume brando até conseguir espetar o garfo. Coei (guardando a água para o caso de ser necessária) e misturei bem os restantes os ingredientes. Deixei levantar fervura lentamente e deixei cozinhar em lume brando durante 1 hora, mexendo ocasionalmente, até o chutney engrossar.
Depois de pronto, deixei repousar durante 10 minutos, depois cuidadosamente coloquei em frascos esterilizados, virando os frascos com as tampas para baixo ainda quente para conseguir um vaco natural. 

Pode servi-lo de imediato, mas saberá ainda melhor depois de um mês. Pode armazená-lo durante 6 meses em local fresco e escuro. Depois de aberto, guardar no frigorífico e consumir no espaço de 2 meses.


Fonte: daqui

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e um resto de boa semana para todos.


quarta-feira, 13 de março de 2013

Convidei para jantar... um poema


A Confeitaria "come chocolates, pequena abre as portas às 10.ª Edição do Convidei para Jantar, uma iniciativa criada pela Ana. E como tenho conseguido participar nas anteriores edições, esta não é exceção. É um passatempo que gosto e tenho muito prazer em fazer parte dele, por isso e mais uma vez, deixo aqui a minha participação nessa edição escolhida, com muito bom gosto pela Cristina.


Mas eu não quero o presente, quero a realidade;
Quero as coisas que existe, não o tempo que as mede.

O que é o presente?
É uma coisa relativa ao passado e ao futuro.
É uma coisa que existe em virtude de outras coisas existirem.
Eu quero só a realidade, as coisas sem presente.

Não quero incluir o tempo no meu esquema.
Não quero pensar nas coisas como presentes; quero pensar nelas
                             [como coisas.
Não quero separá-las de si-próprias, tratando-as por presentes.

Eu nem por reais as devia tratar.
Eu não devia tratar por nada.

Eu devia vê-las, apenas vê-las;
Vê-las até não poder pensar nelas,
Vê-las sem tempo, nem espaço,
Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê.
É esta ciência de ver, que não é nenhuma.

Alberto Caeiro, o futuro em anos-luz (selecção e organização de valter hugo mãe)




" A mousse de chocolate é um clássico que aqui ganha um toque exótico e sensual com a adição do azeite, da flor de sal, e a pimenta rosa. Tem tanto de simples como de surpreendente", diz o chef José Avillez.


Mousse de chocolate negro com pimenta rosa, flor de sal e azeite do chef José Avillez

Ingredientes:

170 g de chocolate amargo cortado em pequenos quadradros
75 g de leite meio gordo
1 gema
6 claras
2 c. (sopa) de açúcar
pimenta rosa, flor de sal e azeite q.b.

Fiz assim:

Derreti o chocolate no micro ondas. Deixei arrefecer.
Fervo o leite e deitei por cima do chocolate. Envolvi suavemente com as varas de arame.Adicionei a gema e envolvi com suavidade.
Bati as claras na Bimby durante 4 min. Vel. 3 até ficarem montadas, mas não totalmente. Na mesma velocidade adicionei o açúcar até ficarem firmes e brilhantes.
Adicionei um terço das claras ao chocolate e misturei com uma espátula de borracha. Adicionei as restantes claras  com suavidade até ficarem bem incorporadas.
Divido por taças individuais e levei ao frigorífico durante uma hora. Na altura de servir, temperei com o azeite, a flor de sal e a pimenta rosa ligeiramente esmagada.

Fonte: Revista Activa abril de 2012, pág. 107

Espero que gostem da minha participação.

Beijinhos

Susana


segunda-feira, 11 de março de 2013

Couve flor gratinada


Revolta-me profundamente quando ouço ou vejo na televisão crianças que dizem não gostarem de legumes. Na semana passava (num dia de chuva que não podia fazer a minha caminhada ao ar livre) fui para a minha passadeira enquanto via um programa na MTV de uma adolescente que pretendia perder peso (logo isso é motivo para fazerem uma programa de televisão :) e como não encontrei nada mais interessante não tive outro remédio senão ver. Há coisas que me custa a aceitar e uma delas é o fato de ouvir adolescentes/crianças dizerem que não gostam de comer legumes. Essa miúda era uma delas tinha uma alimentação à base de carnes pré confecionadas e batatas fritas e coisas do género. Mas o que mais me revoltou foi o fato de ela achar que a treinadora não tinha o direito de lhe dizer o que ela deveria comer. Ou seja, comer saudável. Ainda por cima os pais achavam que a treinadora estava a ser dura demais com a sua filha. Bem, estava a ficar com uma neura que só me apetecia sacudir aquela miúda! Os pais eram os principais responsáveis pelo estado de saúde e físico da filha, mas entendiam que ela é que era a vítima. 
São  situações desse tipo que não consigo compreender. A nossa função como pais é educar nossos filhos a comerem de tudo que seja benéfico para a saúde.
Existem muitas formas de inserir legumes na alimentação das crianças. A criança pode dizer que não gosta de couve flor, mas há forma de os fazer comer sem que para isso tenham que desencadear uma guerra. O importante é cativá-los a comer legumes nem que para isso tenhamos que deitar uns pozinhos mágicos.  


Ingredientes:

1 couve flor grande
200 ml de creme de soja
200 ml de leite meio gordo
1 c. de sopa de farinha maisena
1 ovo
Mistura de pimentas moída na hora  q.b.
Noz moscada em pó q.b.
Sal q.b.
200 g de queijo mussarela light

Fiz assim:

Cortei a couve flor em raminhos e deitei a cozer num tacho com água e sal até ficar al dente. Escorri e dispus num pirex de ir ao forno.
À parte, numa tigela misturei os restantes ingredientes e temperei a gosto. Deitei por cima da couve e levei ao forno quente a gratinar durante uns minutos.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e um bom início de semana para todos :)


sexta-feira, 8 de março de 2013

Suspeitos tomates recheados


A foto não faz jus ao sabor desses tomates recheados. E como eles não duraram muito não tive outra oportunidade de os fotografar. Quando os preparei imaginara na cara do meu filho quando os visse, porque os tomates não são o seu forte. Mas por outro lado pensei que se ele gosta de pimentos recheados, talvez, gostasse destes tomates. Fiquei deveras surpreendida quando o vi a comer com gosto e sem fazer nenhum comentário. 
Então filho estás a gostar do jantar? - Sim. Isto o que é?! Ao qual respondi que era tomate recheado. -Nem parece, está muito bom! Para mim foi o melhor prémio que poderia receber :)



Ingredientes:

5 tomates redondos

Frango de churrasco desfiado - utilizei uma perna e um peito
Green onions em rodelas - poderá substituir por alho francês
3 dentes de alho picados
Azeite q.b.
Espinafres congelados - umas 6 ou 7 bolinhas
1 tomate cacho descascado e picado
1 c. de sopa de molho inglês
Tempero para frango -mistura de pimentas secas q.b.
120 ml de natas ligeiramente batidas
Sal q.b.
1 embalagem de queijo ricota
Queijo mussarela ralado para polvilhar

Fiz assim:

Cortei um tampa nos tomates e com uma faca afiada retirei a polpa com cuidado para não os furar. Reservei.
Aqueci uma frigideira e deitei o azeite. Salteei as green onios e os alhos. Acrescentei os espinafres e o tomate e deixei cozer. Temperei com os temperos  e deixei absorver um pouco. Juntei as natas  e envolvi bem. Acrescentei o frango desfiado e retifiquei os temperos. Deixei apurar um pouco tapado com a tampa. Depois de pronto misturei a ricota e recheei os tomates. Arrumei os tomates num pirex e polvilhei-os com o queijo ralado. Tapei com papel de alumínio e levei a assar em forno pré aquecido a 200º durante uns 40 minutos. Antes de servir retirei o papel e deixei rosar.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos e um bom dia das mulheres :)



segunda-feira, 4 de março de 2013

Iscas de fígado com pão de milho para molhar


Se há comida que aprendi a gostar foram iscas de fígado. Quando era criança não conseguia comer, nem podia com o cheiro delas em cima da mesa. Depois com o passar dos anos comecei a gostar do cheiro, mas não as conseguia comer na mesma. Há poucos anos comecei a come-las devagarinho. Uma garfada para a boca e logo de seguida muito pão! Agora como-as sem restrições nenhumas... como-as apreciando o seu sabor lentamente tirando todo o gozo possível deste petisco. Então com pão de milho caseiro é impossível resistir. 
Chego à conclusão que não sabemos apreciar o sabor das comidas nos tempos certos. Antes talvez pudesse comer sem que fizesse mal à saúde, agora não posso abusar por causa dela. É caso para dizer... isso é uma vida ;)




Ingredientes:

Iscas de fígado (à volta de 600 gr)
5 ou 6 dentes de alho pisados
1 c. de sopa de massa de malagueta
Vinho branco até cobrir
Pimenta preta moída na hora
Sal q.b.
2 folhas de louro

Para o molho;

2 c. de sopa de banha de porco
2 c. de sopa de azeite
2 cebolas médias cortadas em meias luas
2 dentes de alho cortado às rodelas
1 cerveja
2 c. de sopa de tomatada
Salsa para polvilhar

Fiz assim:

De véspera temperei as iscas de fígado com os temperos e deitei no frigorífico.
Numa frigideira quente adicionei a banha e o azeite e fritei as iscas de fígado até ficarem rosadas, mas tendo o cuidado para não secarem. Reservei-as numa tigela com tampa.
Na mesma gordura refoguei a cebola e os alhos até amolecerem. Deitei a tomatada, a marinada dos bifes e a cerveja e deixei cozer o molho em lume brando. Retifiquei os temperos e deitei as bifanas para acabarem de cozer.
Antes de servir polvilhei com salsa picada e pão de milho cozido no forno a lenha por mim :)

Não poderia ter sabido melhor :)

Espero que gostem da sugestão

Beijinhos

  


sábado, 2 de março de 2013

Taça de farófias com fruta


Uns kiwis na fruteira.
Umas claras no congelador.
Uns "Palitos La Reine" no armário.
Uns amendoins com casca a pedirem para serem comidos.
Uma vontade imensa de comer algo doce.
Juntei todos os ingredientes e fiz uma sobremesa deliciosa e com poucas calorias ;) Querem melhor!?


Ingredientes:

4 ou 5 claras de ovo
5 c. de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 pingo de sumo de limão

3 kiwis
"Palitos La Reine"
200 g de chocolate de culinária
Amendoins descascados e pisados


Fiz assim:

Na bimby dei uns toques turbo nas claras congeladas até estas se partirem. Coloquei a borboleta e programei 3 Min. Temp. 30º, Vel. 3 e 1/2. Coloquei uns pingos de limão e uma pitada de sal. Quando terminou o tempo programei mais 1 Min. na mesma velocidade e fui adicionando o açúcar até ficar consistente e brilhante.
Num prato deitei colheradas de claras (umas 3 ou 4) separadamente e deitei no microondas durante 30 segundos (depende do microondas poderá ter de ser mais tempo). Retirei as claras para outro prato e repeti o processo até terminar as farófias.

Distribui as farófias  pelas taças, por cima distribi os biscoitos desfeitos. Distribi mais farórias e por cima mais 2 biscoitos desfeitos. Coloquei os kiwis descascados e partidos em pedaços pequenos. Reservie no frigorífico.
Entretanto, parti o chocolate em pedaços pequenos e levei a derreter, numa taça, no micro ondas: programei 1 minuto na potência máxima, retirei e voltei a programar mais 1 minuto na mesma potência, mexendo com a colher. E voltei  levar ao micro ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo sempre entre cada tempo. 
Juntei o leite, mexendo muito bem e deixei arrefecer.
No momento de servir reguei as taças com o chocolate e deitei amendoins pisados.




Fonte e inspiração: aqui

Espero que gostem da sugestão.

Bom fim de semana :D