terça-feira, 8 de maio de 2012

Convidei para jantar o James Cameron


Enquanto preparava o jantar não me saía da cabeça as imagens do filme Titanic a afundar. Lembro-me quando fui ver a extreia ao cinema fiquei chocada. Não tinha por hábito ir ver filmes ao cinema.  Era a primeira vez que deixava o meu filho com os avós para uma saída em casal. Tinha ele uns 7 ou 8 meses. Lembro-me de ter ficado impressionadíssima e nervosa com o afundamento do navio. As lágrimas corriam gordas e apressadas pelo meu rosto. Os casais a separarem-se. Os ultimos beijos e abraços. O casal que decidiu ficar abraçado até ao fim. E os bebés a flutuarem sem vida. Isso dei-me um aperto no peito que só desejava estar em casa a abraçar o meu filho. Um filme muito bem realizado que mexeu com os meus sentimentos, e sabendo que tudo aquilo se passou com pessoas reais, casos parecidos ainda o tornou mais realista.
Só de recordar deu-me aquele aperto no peito outra vez. Concentrei-me na comida.
Quando o James Cameron chegou nem sabia bem o que lhe ia dizer. À primeira vista achei ser uma pessoa simpática. Culto de certeza, com boas maneiras e muito formal. Mas ao longo da refeição isso foi-se desvanecendo. Revelou ser numa pessoa muito conversadora, desde que o tema da conversa foi sobre os seus filmes e prémios. Falou-nos da sua experiência como realizador. Sobre a personalidade de vários atores nossos conhecidos. Empolgou-se a falar com o meu filho sobre o seu mais recente filme o Avatar que foi mais um grande êxito de bilheteiras e arrecadador de óscares. Confesso que não foi um dos meus favoritos, mas para o meu filho foi.
O serão foi ótimo e ele pareceu satisfeito com o nosso acolhimento, simples, modesto, mas real e verdadeiro.

Alguns êxitos do James Cameron. Titanic, Avatar e o Exterminador do futuro.



Servi uma torta de beterraba assada (uma nova versão desta apenas substituí os espinafres por uma beterraba assada)  acompanhada com uma deliciosa e aromática salada de beterraba crua.


 
 
Ingredientes:


1/4 chávena de sumo de limão *
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mel
3/4 colher (chá) de cominhos moídos
1/2 colher (chá) de sementes de mostarda
1/4 colher (chá) de canela moída
1/4 colher (chá) de mistura de peimentas secas e moídas
sal - não usei
1 beterraba grande descascada
1 cenoura grandes descascada
1/3 chávena de coentros frescos

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml

Fiz assim:

Coloquei o sumo de limão, o azeite, o mel, os cominhos, as sementes de mostarda e a pimenta no fundo de uma saladeira. Bati muito bem com uma vara de arames até obter um molho homogéneo. Reservei.
Ralei a beterraba e a cenoura com um ralador manual.
Transferi a beterraba e a cenoura raladas para a saladeira. Juntei os coentros picados e envolvi delicadamente. Servir a salada fresca.

Fonte: Receita adaptada da minha querida Elvira do blogue Elvira's Bistrot.




E assim participo pela quarta vez no desafio criados pela Ana que desta vez foi acolhido pela Pammy do blogue "Receitas do menu verde".

Espero que gostem da minha participação.

Beijinhos



34 comentários:

  1. Que jantar fantástico...tenho certeza que ele iria adorar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei o jantar. Para a próxima convidas-me em vez de convidar um outro qualquer, combinado? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado ;), mas não sei se te ficava em conta :)Terias de atravessar primeiro o Ocêano Atlântico :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Meu Deus...tanto vermelho...sangue??!!
    Mas lá que ele não vai vai mal jantado...lá isso não vai :)
    Gosto muito 5*****
    Parabéns dos GRANDES

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus tanto vermelho :) sangue???!!!... anti ferrugem?!
    Uma coisa ou outra o que é certo que foi um convidado muito mimado com iguarias apelativa
    MUITO OBRIGADA MESMO
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mané, não é sangue, mesmo!!! Mas dava para passar por isso. Deste-me uma ideia ;)
      E sim, ele de certeza que não sairia de minha casa com fome :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Susana, um grande bem haja pela tua magnifica participação! Fico contente por trazeres ao nosso desafio este grande Senhor! Mas confesso que gostei mais das tuas receitas do que dos filmes dele ;) hehe
    Que linda e vibrante ficou a tua salada, e esse rolinho hmmm; já tinha experimentado algo assim; é deveras um jantar digno para um convidado especial :)
    Bijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pammi, não poderia faltar a mais um dos nossos desafios :)
      Eu adorei essa salada e achei que também irias gostar, isso para não falar do meu convidado, heheheh, que adorou :)
      Faz realmente uma mesa muito viva e vibrante e de todas as vezes que fiz essa torta foi sempre muito elogiada :)
      Foi um prazer participar, mais uma vez :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. QUE DELICIA DE JANTAR, ADOREI TUDO .
    A SALADA ESTA FANTÁSTICA...
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Sabes, o Sr. Cameron seria a minha segunda opção. Gosto da maior parte dos seus filmes, mas o Terminator é um filme que marcou sem dúvida alguma a minha adolescência - quem diria, não é?!.
    Quanto ao prato, eu fiquei fã desta torta e vou certamente copiá-la :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su, gostei particularmente do Titanic foi uma grande obra só por isso o Senhor James merece ser reconhecido. Andei muito tempo a retrair-me e a inventar desculpas para não ver o Avatar, pois não me identificava com o filme. Mas um dia o meu filho pedui-me (quase obrigou-me ;) a sentar com ele e ver. E sabes que fiquei surpreendida novamente pelo trabalho do senhor! Gostei :)
      A torta, como a salada acho que vais gostar... é a tua cara :) Podes levara a receita, na condição de me dizeres o que achás-te ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adorei a tua torta cor de rosa, está mesmo a cheirar a verão, que por aqui já chegou com direito a praia :)
    Quanto aos filmes, gosto de todos e o Avatar surpreendeu-me, quando o filme acabou deixou com aquele ar de "entõa já acabou???" quero mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lily ;) com que então já andas a banhos... que inveja :) (mas saudável:) Agora parece que chegou o inverno aqui, temos tido chuva ao menos não está muito frio. Mas também precisamos dela para as nossas hortas, com o tempo o verão chegará e depois eu conto-te como é :)
      Um dia que vieres cá faço-te essa torta. Estás prometido :) Se quiseres podes escolher o recheio, mas o de bacalhau para mim é divinal ainda não experimentei outro por isso mesmo. Com atum também deve ficar bom.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Já vi que tens por aqui muitas tortas coloridas, quanto jeitinho! Este tipo de coisas não me saem muito bem, mas gosto imenso :) Boa escolha do realizador, não seria a minha primeira mas confesso que a nível de entretenimento e inovação a nível de efeitos é um mestre. Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cristina, esta torta é muito simples de fazer e o resultado é excelente. Cá em casa já é um clássico, apreciada por todos :) Experimente vai ver que até é fácil, desde que utilizes papel vegetal untado não há dúvidas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Uma boa escolha de convidado e a torta nem se fala: começam logo por comer os olhos. Está irresistivel, Susana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, essa torta é deliciosa e sei que irias gostar :)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Susana, que bela participação! Adorei o menu, tanto a torta como a saladinha, que cores vibrantes!
    Na altura em que saiu o Titanic, lembro-me que tive que comprar o bilhete de cinema com 15 dias de antecedência, esgotaram logo...! Agora isso já não acontece, entretanto fizeram tantas salas de cinema que o máximo é ter que comprar para o dia seguinte. Mas vibrei com cada cena, acho que até o cd da banda sonora comprei...! Ai ser adolescente...:)
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice, também comprei o cd da Celine Dion com essa música... delirava! Foi realmente um filme muito emotivo a meu ver excelente. Não poderia ter escolhido melhor convidado :)
      Obrigada pelas palavras :)

      Bejinhos

      Eliminar
  12. Uma boa escolha Susana, de convidado e de ementa.
    Esta torta de beterraba despertou e muito todos os meus sentidos...as cores :)
    Linda e perfeita!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Ginja, essa torta tem essa particularidade e impreciona qualquer convidado (falo por experiência própria ;) É uma boa escolha para um jantar, pois pode ser comida fria que não perde o sabor. Experimenta e depois diz o que achás-te :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Susana,
    Adorei! O teu convidado é um dos realizadores da Saga Aliens que nós adoramos, o vermelho das tuas receitas não podia estar melhor escolhido!
    O Titanic admito que nunca vi, só uns pedacinhos e não faz bem o meu género, mas fui ver a estreia do Avatar na véspera do nosso casamento :)

    bjs e mujito obrigada por participares mais um vez neste passatempo, qq dia tens de receber o passatempo em tua casa tb, ah pois tens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, já não tinha notícias tuas à bastante tempo, já estava a ficar preocupada.
      Obrigada pelas palavras (sempre) simpáticas e as quais já me habituás-te :)
      Então quer dizer que casás-te há relativamente poucos anos... ainda és noiva ;) Por acaso vi o Avatar em casa na companhia do meu filhote que quase se zangou comigo para me sentar ao lado dele :) Gostei muito do filme, mostra um excelente trabalho por parte do meu convidado :)

      Quanto a receber o passatempo... huummm, não sei se consigo engendrar tempo para apresentar um feito com essas proporções. Sim, porque esse passatempo é grandioso! :) veremos ;)


      Beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  15. Ola, Susana.
    Como sabes, sou fã desta tua torta. Nunca a fiz com beterraba, mas gosto muito da versão com espinafres. Quanto ao James Cameron, confesso que não é dos realizadores que mexem mais comigo. Gostei do Titanic (excluindo a Banda Sonora, pois não suporto a Celine Dion), vi o Alien e nunca vi o Avatar (talvez porque não tenho um filho adolescente a puxar por mim :). Mas aposto que ele adorou a tua torta. É impossível não adorar :)
    Beijos,
    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilídia, ao contrário de ti eu gosto de Cline Dion, apesar da música do filme já ter passado à hitória :) Tenho quase todos os cd's dela pois considero que ela tem um vozeirão ;)
      Amiga à mesma :)?!
      O Avatar é um filme muito bonito, sei que quando o teu Manel for mais crescido irás ver com ele e depois diz-me o que achás-te ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Fixei-me na torta. Que imagens deliciosas. Artísticas, no mínimo. Parabéns. Quero experimentar as tuas versões: com espinafres e beterraba. Uma refeição bem colorida.
    Engraçado que com Titanic também senti esse aperto no peito. Um filme muito triste e angustiante mas um clássico, sem dúvida.
    Ótima participação.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, acho que vais gostar dessa torta. Tenho que deixar essa versão lá no Receitas ao Desafio. Assim não há dúvidas :)
      Obrigada pelas palavras ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  17. Também gostei muito do titanic!!!
    Mas e porque não concorres ao meu novo desafio?!

    http://xandaspot.blogspot.pt/2012/04/desafio-do-nao-aniversario.html

    É até domingo!!!! =)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, desculpa não poder participar desta vez no teu passatempo, mas não tenho tido muito tempo. Também ando numa onda uma bocadinho pesada e sem motivação. Espero que compreeendas :)

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Um realizador único para uma receita única! É intrigante e maravilhosa essa torta :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Belinha,
    uma excelente escolha o teu convidado!
    Essa torta... nem sei que dizer, um fascínio!
    A salada uma alegria para o olhar e certamente para o paladar!
    Bjs

    http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)