quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tagliatelle de ovo com pesto de espinafres e avelãs


Não sou grande fã de massas. Talvez por esse motivo não tenho vontade de adquirir a máquina de fazer massa fresca. Com isso não quer dizer que não goste. Gosto e faço algumas vezes como acompanhamento em algumas refeições cá em casa. Contudo sou curiosa e gosto de experimentar novas iguarias, produtos e sabores diferentes. E sempre que vou às compras gosto de procurar diferentes produtos. Foi o caso dessa massa fresca que encontrei na secção das massas frescas. Trouxe e resolvi fazer uma refeição ligeira e fresca a combinar com os dias brilhantes que tivemos. Sim, porque hoje já não esteve tão brilhante ):


Ingredientes:

1 embalagem de massa fresca de tagliatelle de ovo
1 caixa de tomates cherry
1 frasco (de iogurte igual ao da foto) de pesto de espinafres e avelãs
Sal marinho q.b.
Sementes de girassol q.b.
Fiambre assado na telha cortado aos cubos q.b.
1 fio de azeite

Ingredientes para o pesto:

100 g de queijo Parmesão (usei queijo de Flamengo)
100 g de folhas de espinafres frescos da minha horta ;)
6 dentes de alho
50 g de avelãs
70 g de azeite extra virgem
1/2 c. de chá de sal marinho

Fiz assim:

Coloquei todos os ingredientes no copo da bimby e triturei durante 15 Seg/Vel.6., ou até ficar tudo bem misturado.
Pode-se guardar num frasco esterilizado e coberto com azeite no frigorífico por algum tempo.
No copo da bimby, e sem lavar, deitei 1.5 l de água e programei 10 Min. Temp. 100º até ferver. Adicionei a massa e temperei de sal. Programei 10 Min. Tem. 100º. até ficar cozida (poderá precisar de mais tempo). Escorri num passador e passei água fresca para acabar de cozer.
Deitei numa tigela e misturei os restantes ingredientes. Envolvi com uma colher e servi acompanhada com umas folhas de alface.



Baseei-me na receita do meu primeiro pesto de espinafres e nozes.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos


8 comentários:

  1. POIS EU ADORO MASSA E ACHEI A TUA UMA VERDADEIRA DELICIA.
    NUNCA MASSA FRESCA MAS DA PRÓXIMA VEZ QUE FOR AO PINGO DOCE VOU TRAZER.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Tenho lá tantas avelâs dentro da casca, a ver se um dia me entretenho e sai assim um pesto :)

    ResponderEliminar
  3. Já eu sou uma apaixonada por massas - como já deves ter reparado :P
    E adorei esta tua sugestão.

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto sensacional... super guloso.


    Bjs

    ResponderEliminar
  5. E eu adorooooo massas, este prato ficou perfeito para mim ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana, obrigada pelo teu simpático comentário.
    Ao contrário de ti, adoro massas, eu e os meus filhos, o meu marido nem por isso, mas acaba por ser " arrastado " para o mundo das massas:))
    Tenho algumas para publicar, mas a falta de tempo e disposição, jogam contra.
    Gostei muito da volta que deste à tua, tem uma apresentação deliciosa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelos simpáticos comentários :) É bom receber esse fied back ;) Para mim é muito significativo.

    Obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)