sábado, 14 de janeiro de 2012

Sushi e a mudança de um gosto


Em tempos dizia que nunca comeria sushi. A ideia de comer peixe crú dava-me voltas ao estômago, mas depois de conhecer o salmão fumado até ponderei que talvez um dia essa ideia fosse mudada. E como gosto de experimentar coisas novas devo dizer e depois de algumas pesquisas acabei por me orientar pelo blog da Duxa que tem receitas deliciosas e confiáveis. Resultado, muito positivo.
Já posso dizer que gosto de sushi!



Ingredientes:

4 folhas de algas Nori
1 embalagem de salmão fumado
Tiras de cenoura cortada com o descasca legumes
Tiras de courgette cortada com o descascador de legumes
Caviar vermelho

1 chávena de arroz carolino
2 chávenas de água

Para o molho do arroz

50 ml de vinagre de arroz ou sidra
50g de açúcar
1 colher de sobremesa de sal

Fiz assim:
 
 
Comecei por cozer o arroz na água depois de bem lavado pela água a correr da torneira, com a tampa tapada por 15 minutos. Depois deixei repousar por mais uns bons minutos.
Entretanto preparei o vinagrete para o arroz, coloquei ao lume uma caçarola com os 50ml de vinagre, 50g de açúcar e a colher de sal, mexi com a colher de pau até o sal e o açúcar se dissolverem na água, retirei antes de ferver, reservei.
Coloquei o arroz num tabuleiro e verti aos poucos o vinagrete utilizando a colher de pau, de modo a envolver por todo o arroz.
Preparei uma tigela com água e uma pedras de gelo, para ir molhando as mãos quando mexer no arroz, só assim se consegue soltar facilmente das mãos.
Entretanto preparei a cenoura e a courgette e reservei.
Na bancada estendi uma folha de película aderente e por cima uma alga nori, dispus de uma mão de arroz por cima da alga, calcando com a ajuda dos polegares, de forma a que o arroz preenche-se a alga, comecei a colocar o recheio a gosto, que já deve estar cortado finamente.
Comecei a enrolar devagarinho, como se tratasse de uma torta, pressione para o rolo ficar bem formado, quando chegar ao fim, molhei a ponta da alga com um pouco de água, para que esta se cola-se. 
Deitei os rolos no frigorífico de um dia para o outro.
Na hora de servir cortei os rolos ao meio e por sua vez voltei a cortar, até obter as rodinhas com a altura que desejava. Servi com molho shoyo e com um resto do molho vinagrete que não deixei que sobra-se.
É importante que a faca esteja afiada e entre cada corte tem de ser lavada com um pano e deve ficar molhada, só assim as rodas ficarão perfeitas.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos

20 comentários:

  1. eu sou como nao gosto nada pois uma vez quis ver como era e confeço que nao gostei mas adoro salmao fumado vamos la saber coisas e gostos os teus estao muito bonitos parabens beijinhos e b.f.s

    ResponderEliminar
  2. NUNCA COMI SUSHI , MAS CONFESSO QUE VONTADE NÂO ME FALTA.
    SALMÂO FUMADO ADORO E NAO ME FAZ CONFUSÃO COMER PEIXE CRU.
    O TEU FICOU UMA MARAVILHA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Eu tb não gosto de sushi, e nem sequer simpatizo muito com o salmão fumado, mas tenho de te dizer que ficaram perfeitinhos os teus rolinhos :)
    beijoca e bom fds

    ResponderEliminar
  4. Só tenho dificuldade em encontrar estas ditas folhas...
    Em todo o caso estão muito bem conseguidas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai que bom Susana!!!
    Estão perfeitos os teus rolls, também costumo utilizar o salmão fumado para os filhotes, cá em casa, só o marido é aprecia o peixe crú, eu sou mais para o sabor delicado.
    Agora que já tomaste o gosto, recomendo juntares tiras de manga ao salmão fumado, é um casamento mais que perfeito.
    A outra sugestão vai para o arroz Japonês(Shari), o bago é largo mas curto, o seu aspecto faz lembrar um pouco o arbóreo.
    Obrigada pelo carinho, beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns novamente, mas desta vez pelo teu sushi. Está de cortar a respiração e de abrir o apetite. Quando vamos a Lisboa há um restaurante perto da gare do oriente que é paragem obrigatória para sushi lovers como nós. Nunca me aventurei a fazer em casa, mas deste-me ainda mais vontade.
    Bom fim de semana!
    patrícia

    ResponderEliminar
  7. Nao sei se serei capaz de provar sushi mas é certo que tem uma boa apresentação:)

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  8. Susana, que lindos ficaram os teus rolinhos! Caseiro nunca fiz mas adoro sushi :) Confesso que a primeira vez que provei foi a medo e não apreciei. Mas voltei a tentar e a partir da segunda passei a adorar. Experimenta juntar fruta dentro do rolinho, fica super saboroso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. O teu sushi ficou um espectáculo Susana mas eu confesso que ainda não consegui mudar o gosto...

    beijinhos e BOM DOMINGO!

    ResponderEliminar
  10. aposto que nem os de restaurantes ficam assim :)

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro sushi! Mas confesso que acho que não teria coragem de fazer em casa. Os seus ficaram lindos!!

    ResponderEliminar
  12. Muito bem! Estão lindos, os teus rolinhos. É algo que me parece que nunca farei, pois teria de os comer sozinha :( As fotografias estão lindas.
    Compraste as algas cá?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá, pelo que vejo ainda há muita gente reticente em relação ao sushi! Eu já me rendi e confesso que daqui para afrente irei dar asas à imaginação.
    Também antes de fazer estava com algum receio de que não corre-se bem, mas correu bem. Aconselho a experimentarem, só assim poderão tirar as dúvidas.

    Duxa, obrigada mais uma vez pela partilha foste uma grande ajuda e obrigada pela sugestão, irei experimentar concerteza.

    Ilidia, as algas comprei-as naquela loja na Guarita que vende produtos naturais, por acaso já andava à procura à imenso tempo e só lá encontrei.

    Obrigada a todos e votos de um bom domingo.

    ResponderEliminar
  14. Eu pessoalmente sou fã de sushi, mas admito que esta versão é bem mais apelativa para a minha cara metade que não partilha do meu gosto. Este com certeza já será aprovado!
    Bjinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  15. Eu dizia a mesma coisa no inico, só a ideia dava arrepios. Mas agora gosto tantoooo! Aqueles com camarao cru ainda nao me chamam, agora esses assim sim :) E o teu ficou com optimo aspecto, adorei! *

    ResponderEliminar
  16. Adoro sushi, é uma perdição! quando vou ao um restaurante japonês, como, como, como, como, quantidades impensáveis. Adoro. Mas nunca tentei fazer em casa...

    ResponderEliminar
  17. Susana que aspecto, eu que não gosto de sushi até tive vontade de provar!!!! =) Já agora... Desculpaaaaaaaa eu á espera que me mandasses o teu mail... e afinal era o contrário... Então o meu mail : sandrabpalma@gmail.com manda me a tua moranda para mandar te o mais depressa possivel o teu prémio... Desculpa uma vez mais ... Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Pois é Sandra a atrasada aqui não fui eu! :) Já pensava que tinhas abandonado o blog ;).
    Estás mais que desculpada, afinal estiveste em festa... parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Susana,
    Não conheço quem não se renda ao sushi, mas eu ainda estou cheia de reticências e como não aprecio o salmão fumado...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Mas o que aconteceu com vc costuma acontecer com mta gente, foi assim comigo, meu marido, meu pai, vários amigos e familiares...
    Mas, depois ficamos viciados!! Rs, ontem mesmo comemos sushi!
    Abs e bom final de semana.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)