quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rojões com Amêndoas e Mel

Tinha uns rojões a preparar para o jantar e nao tinha ideia do que fazer com eles, mas como tinha algum tempo puz-me a improvisar. Eu gosto muito de comida agridoce e misturas de sabores, porque acho que os alimentos quando combinem entre si e dão um aroma especial à comida cada garfada é um prazer.

Ingredientes:

800g de rojões
5 alhos
5 cm de raiz de gengibre
1 folha de louro
3 c. de sopa de Salsa Perrins (molho inglês)
2 c. de sopa de mel
1 laranja raspa e sumo
sal
200ml de leite de côco
100g de amêndoa com pele
2 cenouras
1 cebola
Batatas às rodelas (não pesei, mas foram uma 5 batatas grandes)
Queijo ralado para cobrir (usei de 3 queijos)

Então comecei por limpar os rojões e cortá-los em bocadinhos mais pequenos. Coloquei numa tigela e juntei os alhos picados às rodelas, o gengibre tambem às rodelas, o louro, o mel, o molho inglês, a raspa e o sumo da laranja e temperei com o sal, coloquei pouco porque o molho inglês já tem sal. Misturei tudo e deixei marinar por uma hora. Ao fim desse tempo coloquei ao lume uma sertã grande e alta para poder saltear os rojões da marinada. Quando estes já estavam a ficar sequinhos juntei a cebola cortada em meias luas e tornei a mexer para esta ficar translucida. A seguir juntei o resto da marinada deixei apurar um bocadinho e depois juntei o leite de côco e as amêndoas, deixei apurar um pouco. Untei um pirex rectângular com manteiga e forrei o fundo com batatas às rodelas e por cima uma cenoura raspada. No centro deitei a mistura da carne sem o molho e voltei a colocar mais uma camada de batatas e cenoura. Deitei o resto  do molho da carne por cima das batatas e cobri o pirex com queijo ralado. Tapei com uma folha de alumínio e foi para o forno quente, cozeu mais ou menos em meia hora. Depois destapei e deixei rosar um pouco e acompanhada servi  com uma salada de alface.
Mais uma receita aprovada que tenho muito orgulho em deixar aqui.
Experimentem porque é muito boa e de certa forma também é prática de fazer. Todos nós gostámos e hei-de repetir certamente. Fica aqui a imagem que consegui tirar.

Aqui estava ainda no pirex...

Aqui já tinha caído no meu prato, não foi a melhor foto, mas foi o que se pode arranjar,lol.