quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lombo Assado com Frutas

Olá. Quero partilhar o meu lombo assado que é sempre muito apreciado por quem o come. Quando eu tenho um jantar a dar para mais pessoas gosto de presenteá-las com essa receita.
O lombo é por defeito uma carne muito seca e eu não gostava de assar lombo por esse motivo, até me darem esta receita. Quem me deu esta receita é uma amiga que tenho de longa data e que sabe cozinhar muito bem. Não sei onde ela encontrou esta receita, mas ela experimentou e incentivou-me a experimentar tambem. Posso dizer que nunca mai fiz lombo assado de outra maneira, porque desta forma ele fica muito tenro e não seca.É ideal para quem gosta de comida agridoce, que é o meu caso, e todos cá em casa adoram comer este lombo. 

Os ingredientes são estes:

1 lombo de porco
2 c. de sopa de margarina ou manteiga
1 c. de sopa de sal
1 cabeça de alho pequena ou uns 6 dentes de alho grandes
pimenta
2 ou 3 laranjas
1 maçã
1 banana
1 lata de ananás

Faço assim:

Limpo o lombo de peles, passo-o por água e seco-o. Entretanto junto a manteiga derretida com o sal, a pimenta e os alhos esmagados, até formar uma papa. Num pirex coloco o lombo e esfrego-o com esta papa por todos os lados e rego com o sumo das laranjas. Tapo o pirex com uma folha de aluminio e reservo o lombo no frigorifico por 24 horas. Passado as 24 horas retiro o lombo do pirex com cuidado para cima de uma tábua de cozinha. Coloco no fundo do pirex as rodelas de ananás, a banana às rodelas e a maçã (previamente lavada com casca) partida em meias luas. Forma uma cama que se vai deitar o lombo com cuidado (o lombo vai estar coberto com uma casca de manteiga que importa não deitar fora). Depois reforma-se o liquido com mais uma laranja ou então um bocadinho de sumo da lata do ananás. E vai para o forno forrado com a folha de aluminio até assar depois retira-se a folha para rosar um bocadinho. Quando cozido, corta-se às fatias fininhas e acompanha-se com arroz branco ou com o que desejar. Atenção a fruta que fica no fundo do pirex não fica comestível, eu pessoalmente não como.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)