sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cataplana de Frango com Ameijoas

Aqui estou eu a mostrar umas das receitas que gosto muito de fazer, por ser prática e saborosa. É nestes pratos que eu gosto de inventar, porque sei que dão sempre certo. E recomendo a fazerem nem que seja só para experimentarem os sabores naturais com que os alimentos ficam.
Então aqui vai a receita...

Ingredientes:

1 frango partido aos pedaços
600 g de ameijoas
Metade de 1 linguiça caseira
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 cebola
4 dentes de alho
Tomates chucha
Azeite
1 c. de sopa de tomatada
100 g de bacon aos cubos
1 c. de café de caril
1 c. de café de pimentão doce em pó
1 cubo de caldo de pimentão e alho da knorr
Pimenta preta moída na hora
Sal
1 cálice de vinho do Porto
1 ramo de salsa

Fiz assim:

Antes de prepara os ingredientes pus as ameijoas de molho em água fria e fui mudando a água de vez em quando para que delas saíssem as areias.
Cobri o fundo da cataplana com azeite. Coloquei as cebolas cortadas em meias luas e os alhos às rodelas. Por cima coloquei os pedaços do frango bem lavados e enxutos. Coloquei os pimentos cortados em tiras, a línguiça cortada às rodelas e o bacon. Depois as ameijoas escorridas da água e os tomates cortados ao meio. Temperei com os temperos e reguei com o cálice do vinho do Porto e um fio de azeite. Não precisa de adicionar molho porque os alimentos cozem no seu próprio suco. Fechei a cataplana e coloquei ao lume por 40 minutos.
Depois levei à mesa acompanhada com batatas cozidas.

 
Já preparada para ir cozer...

Já cozida e pronta a ir à mesa...

Já no meu prato pronta a ser comida...lol.

É uma refeição muito fácil de preparar e muito saudável, muito apropriado para um jantar com convidados de última hora . Decerto que iriam apreciar esta refeição...né? Cá o meu pessoal gostou. Bjs



Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é importante, por isso não a deixe de partilhar :)