sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bolas de Berlim

Olá. Hoje aqui nos Açores comemora-se o dia das amigas e é tradição fazer filhoses para celebrar com as amigas este dia. Mas não me estava a apetecer fazer filhoses (confesso que nunca fiz) então vi em alguns blogs bolas de berlim e abriu-me o apetite. Vi tantos que quando fui fazer já nem me lembrava bem das medidas certas, mas inspirei-me na  lua de sabores e o creme foi no Baú da Conceição.

Ingredientes:


100ml de água

570g de Farinha de Trigo

4 Ovos

100g de açúcar

150g margarina

1 saqueta de levedura

1 colher de chá (rasa) de sal (aproximadamente 5g)

Acrescentei uns pingos de baunilha

PREPARAÇÃO


Coloque todos os ingredientes, rigorosamente medidos, na forma da sua máquina de pão. Seleccione o programa Massas. Tive que acrescentar mais farinha porque a massa estava muito mole.

No final do programa retirar a massa da máquina e formar bolinhas (atenção que esta massa cresce bastante, por isso nao podem ser muito grandes).

Deixar levedar mais um pouco e fritar em óleo pouco quente.

Passar por açucar e rechear com creme de baunilha.

Creme de baunilha


4 gemas

1/2 l de leite - ( eu coloquei 1 l de leite porqua a massa acrescentou um bocado)

250 g de açucar

75 g de farinha (usei maizena) - (coloquei 3 colheres de sopa)

1 colher café de essencia de baunilha
Ferva o leite com metade do açucar. Bata as gemas com o restante açucar, a essencia e a farinha. Junte o leite fervido, aos poucos ao creme de ovos, mexendo sempre para não talharem e leve novamente ao lume para engrossar mais um pouco, mexendo sempre.

E o resultado foi este: